Facebook
Página Inicial Fale Conosco Área Restrita
Get Adobe Flash player
  Notícias
 
 
  Secretaria

Pousada Parque -Informações
 
  Municipio

Turismo Rural
 
  Governo

Programa de Turismo Rural do Paraná
 
  [ mais notícias ]  
 
publicidade
 
 
Cabanha Bela Aliança
NOTÍCIA
Cabanha Bela Aliança
 
l Governo
TAMANHO DA LETRA
Diminuir texto
Aumentar texto
Programa de Turismo Rural do Paraná
Governo l
Programa de Turismo Rural do Paraná
O turismo é uma atividade em crescimento em todo o território estadual e tem encontrado no meio rural atrativos que possuem potencialidade para a formatação de produtos turísticos.
           O Governo do Estado do Paraná, ciente desta situação, promulgou no ano de 2006, a Lei Estadual do Turismo Rural na Agricultura Familiar, que conceitua a atividade turística desenvolvida pelos agricultores familiares. 
           No inicio de 2007, a Secretaria  da Agricultura e do Abastecimento, SEAB, e a Secretaria  do Turismo - SETU, assinaram um Termo de Cooperação Técnica para trabalhar em conjunto na elaboração e execução do Programa de Turismo Rural do Paraná.
           O Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural EMATER-PR se insere no debate em âmbito nacional, como parceira do Ministério do Desenvolvimento Agrário, MDA, através do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar, PRONAF, o qual desde 2003 contempla as atividades do turismo como uma importante estratégia para o desenvolvimento local e inclusão social. Para tanto, entende o turismo como uma atividade que ocorre na unidade de produção dos agricultores familiares que mantêm as atividades econômicas típicas da agricultura familiar, dispostos a valorizar, respeitar e compartilhar seu modo de vida, o patrimônio cultural e natural, ofertando produtos e serviços de qualidade e proporcionando bem estar aos envolvidos.
           O turismo deve ser tratado como um instrumento capaz de contribuir para o fortalecimento da agricultura familiar e o seu desenvolvimento está condicionado à sua inserção em um contexto que reforce e privilegie os valores éticos, econômicos e culturais dos agricultores familiares.

A SEAB adota como princípios do TRAF no Paraná:



  • Ser um turismo ambientalmente correto e socialmente justo;

  • Oferecer produtos locais;

  • Valorizar e resgatar o artesanato regional, a cultura local e os eventos típicos do meio rural;

  • Incentivar a diversificação da produção e propiciar a comercialização direta dos produtos;

  • Contribuir para a revitalização do território rural e para o resgate e manutenção da auto-estima dos agricultores familiares;

  • Ser complementar às demais atividades da unidade de produção familiar;

  • Proporcionar a convivência entre os visitantes e a família rural;

  • Estimular o desenvolvimento da agroecologia;

  • Desenvolver o associativismo no território.




           A SEAB é membro efetivo do Conselho do Turismo do Paraná, o qual se vincula diretamente ao Secretário de Estado do Turismo e busca auxiliar na formulação, no acompanhamento e na avaliação dos planos, programas, projetos e atividades derivados da Política Estadual de Turismo. Dentro do conselho a SEAB participa ativamente da Câmara Temática de Segmentação do Turismo, que, através de discussão e produção técnica, procura planejar, organizar e desenvolver o segmento de Turismo Rural no Paraná, o qual é prioritário para o Estado. 
           Desde 2008, a SEAB, em conjunto com a EMATER, coordena o Projeto Caminhadas na Natureza no Paraná, com o apoio daAnda Brasil (Confederação Brasileira de Caminhadas, Esportes Populares e Inclusão Social), que consiste na realização de eventos de caminhadas no meio rural, em padrões internacionais, como estratégia de aproximação dos turistas (caminhantes) com os agricultores familiares. È uma ação de incentivo e promoção do TRAF nas propriedades que participam dos circuitos e de todo o município que realiza a caminhada, através da valorização da cultura e do espaço rural. 
           O Paraná lançou o Calendário 2008 de Caminhadas na Natureza compreendendo inicialmente 20 circuitos. Os números do projeto surpreenderam , sendo que ao final do ano de 2010, cerca de 31 mil pessoas caminharam e beneficiaram 1200 famílias rurais demonstrando o potencial do projeto para a geração complementar de renda às comunidades locais, destacando o turismo como modalidade alternativa para a comercialização direta dos produtos agroindustriais e o fortalecimento da agricultura familiar. Para o Calendário 2012 já existem 69 circuitos programados por diversas regiões do estado.
Fonte: http://www.agricultura.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=164
sitecorp.com.br
[ voltar para home | noticias ]
 
 
nada nada
Empreendimentos Web - Projeto e Desenvolvimento!
linha Pousada Parque
Rodovia do Café BR 376, KM 553,50 a 46 Km do Parque Barigui
83.650-000 - Balsa Nova - PR
(41) 9127-1682 ou 3651-1166 ou 9104-3751
 
Desenvolvido nos padrões W3C
Desenvolvido nos padrões W3C
.